Evangelização Infantil


Evangelização Espírita Infantil

“Sem dúvida, (...), a meninice a juventude são as épocas mais adequadas á construção da fortaleza moral com que a alma encarnada deve tecer gradativamente a coroa da vitória que lhe cabe atingir.”
-André Luiz, psicografia: Chico Xavier.


A importância da Evangelização Infantil

Evangelização espírita é Sol nas almas, clareando o mundo inteiro sob as 
constelações das estrelas dos Céus, que são os Bem-aventurados do Senhor empenhados em Seu nome, pela transformação urgente da Terra em “mundo de regeneração e paz.“
(Espírito Amélia Rodrigues, psicografia Chico Xavier, Mensagem: Evangelização, desafio de Urgência).
Através da evangelização infantil o evangelizando é esclarecido sobre a importância da vida, do cuidado que devemos ter com ela, o conhecimento espírita e da moral evangélica que o Cristo empregou há anos atrás. A iniciação da criança logo cedo no centro espirita, na evangelização infantil tem uma grande importância, pois é a fase em que o espirito está mais acessível a captar novas informações, novos conhecimentos, e conselhos, e a partir daí ela irá se moldando, construindo seus próprios princípios, pois ela será o futuro do amanhã.
(Nadmila, evangelizadora nível II).


Porque a Escola de Evangelização Espírita Infantil antes dos 7 anos de idade?


 “109. O período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?
- O período infantil é o mais sério e o mais propício à assimilação dos princípios educativos.
- Até aos sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade, […].
- Passada a época infantil, credora de toda vigilância e carinho por parte das energias paternais, os processos de educação moral, que formam o caráter, tornam-se mais difíceis com a integração do Espírito em seu mundo orgânico material, [...].”
(Emmanuel, O Consolador, 15. ed., perg. 109).


Qual deve ser o conteúdo espírita a ser estudado pela criança na escola de evangelização?

“Temos ouvido o espírito de Emmanuel há muitos anos com respeito a estes assuntos, […]. Nós sempre nos desvelamos em nossas casas, no ensino da bondade, do perdão, das atitudes evangélicas em si, mas precisávamos descobrir um meio de comunicar à criança, algum ensinamento em torno da Lei de Causa e Efeito, mostrando determinados tópicos dos mais expressivos para o mundo infantil, com respeito à reencarnação, um problema da imortalidade da alma. 
Muitas vezes, nós nos esquecemos de conduzir a criança para este tipo de lição, para este tipo de comentários, com receio de apressar na mente das crianças determinados pensamentos com relação à morte do corpo.
Precisávamos estudar quais os meios de começar a oferecer à criança, bases para que ela se conheça no mundo em que está vivendo e naquele mundo social em que ela vai viver.”
(Emmanuel, A Terra e o semeador, 7. ed., perg. 101)






SLIDES