AEDCC


Associação Espírita Deus, Cristo e Caridade  têm seus objetivos voltados para as famílias em situação de risco social, em particular, para a formação educacional, profissional e espiritual de crianças, jovens e adultos, pois acredita que a conjugação de esforços e o empenho de toda a sociedade são determinantes para a transformação integral e, consequentemente, a melhoria das condições de vida do ser humano.
Norteada por essa certeza a Associação Espírita Deus, Cristo e Caridade apresenta proposta de trabalho.

1.                 Escola Espirita Esperança Stella Mares
Construir e manter uma Escola em tempo integral que propicie a alfabetização, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio a crianças e jovens carentes.

2.                  Lar de Crianças Meimei.
Construção e manutenção de uma Creche Escola para menores carentes cujas mães que trabalham fora possam deixá-las sob cuidados profissionais. Com atendimento a 50 crianças em tempo integral.

3.                 Casa de Repouso Irmã Celina.
Construção e manutenção da Casa de Repouso Irmã Celina para morada de idosos em busca de retiro espiritual e espaço de convivência social. Deverão ser atendidos cerca de 36 idosos, sendo 18 mulheres  e 18 homens.

4.                 Ambulatório Médico Odontológico Bezerra de Menezes.
Criar e manter uma unidade de saúde que propicie assistência médica, psicológica, odontológica, nutricional e social a famílias carentes.
                           
5.                 Oficinas Profissionalizantes Leon Denis
Criação e manutenção de Oficinas profissionalizantes visando a formação de jovens técnicos em diversas profissões.
Inicialmente deverão funcionar duas oficinas: informática e secretariado, e funcionarão no prédio da escola. Deverão ser atendidos cerca de 50 jovens.

6. Escola de Alfabetização de Adultos Eurípedes Barsanulfo
Alfabetizar adultos visando sua inserção nos círculos sociais e consequentemente melhorar suas condições de vida e de trabalho proporcionando-lhes o conhecimento de sua pátria.

7.              Infocentro Martinho Nascimento.
Proporcionar aos adolescentes e jovens a inclusão digital e social, iniciando-os profissionalmente, dando suporte técnico, através de uma formação moral, equilibrada e harmônica, elementos que possibilitam o resgate humano e a conscientização de si, do outro e do meio em que vive nos bairros: Renascer, Joaquim Fernandes, Morada dos Pássaros, Beija-Flor, entre outros.

8.                 Casa da Mãe Gestante Maria de Nazaré.
Onde as mães carentes terão a oportunidade de receber cursos de Primeiros cuidados com o bebê; Bordado e pintura para preparação do enxoval, Primeiros Socorros e Puericultura para cuidar melhor do bebê e com isso menos atendimentos nos hospitais e pronto socorros. Além das palestras como: Amamentação; Saúde; Higiene e outras. Capacidade para atendimento inicialmente de 08 mães.

9.                 Postos de Assistência Gegê Bakana
São atendidas as mães, pais, jovens e crianças, aos domingos à tarde, que participam de cursos de orientação moral, Campanha de Fraternidade Auta de Souza, Campanha Chico Xavier, Palestras Educativas, trabalhos manuais, etc., e cursos profissionalizantes (cabeleireiro, Informática e corte e costura etc.), atividades lúdicas, recreativa e esportiva (brincadeiras, teatro, dança, Educação física, futebol, peteca) etc.

10.            Horta Comunitária Kahena
Criação e manutenção de hortas comunitárias, que tem se apresentado como uma prática capaz de reduzir a fome e a nutrição, além de se tornar uma fonte de geração de renda. Estas hortas concretizam o trabalho coletivo, de forma cooperativa, com perspectivas de economia solidária, promover a mobilização social, o resgate cultural e a inclusão social. Propicia, ainda, um momento de bem estar, uma terapia anti-stress, um momento de integração entre a comunidade.

OBJETIVOS:
- Fortalecimento da ação coletiva e da identidade comunitária;
- Criação de vínculos afetivos e solidários entre os servidores envolvidos;
- Produzir alimentos promovendo o acesso aos mesmos, de forma solidária, gerando a inclusão social.

11.            Roseiral
Criação e manutenção de Roseiral (plantação de Rosas) concretizando um trabalho coletivo, de forma cooperativa, com perspectivas de economia solidária, promovendo a mobilização social, o resgate cultural e a inclusão social. Propicia, ainda, um momento de bem estar, uma terapia anti-stress, um momento de integração entre a comunidade.

12.            Coral Musical Dionísio Vilas Boas
Criação e manutenção de um Coral com crianças e jovens carentes, composto basicamente de cantores, que são classificados conforme o tipo de voz. Um coro misto, com vozes masculinas e femininas, mais comumente se compõe de baixos, tenores, contraltos, sopranos (e, algumas vezes, suas variantes).

13.            Sopa Fraterna Bezerra de Menezes.
Destina-se à alimentação e tratamento das crianças, jovens e adultos da comunidade assistida.
                                                                        
14.            Caravana Francisco de Assis.
Consiste na distribuição de pão e verdura às famílias necessitadas, e será desenvolvida nos lares ou entre as famílias da comunidade.

15.            Oficinas Móveis
É a realização de cursos e atividades práticas como pintura em tecido, bordado, tapeçaria, artesanato, etc., para pessoas da comunidade assistida.

16.            Trabalho comunitário com os pais
Realização, em ritmo de mutirão, pequenas atividades como reformas e pinturas de casa, construções de cercas, muros, banheiros, limpeza de quintais, etc.

18. Campanhas como:

18.1. Em defesa da vida
Campanhas de valorização à vida, alertando a comunidade contra crimes contra a vida como: aborto, suicídio, eutanásia, pena de morte, violência, drogas, etc. 

18.2. Preventivas
 A ideia é alertar a comunidade para a importância de ações preventivas de saúde, promovendo uma melhor qualidade de vida para as pessoas em geral.

18.3. Agasalho
Que objetiva integrar trabalhadores, famílias, amigos e moradores da comunidade na arrecadação de donativos em agasalhos para atender as crianças matriculadas na evangelização e adultos.

18.4. Natal
Visa envolver trabalhadores, famílias, amigos e moradores da comunidade na campanha a fim de conseguir doações em alimentos, roupas, brinquedos calçados, etc.

18.5. Campanha de Fraternidade Auta de Souza
A Campanha de Fraternidade é um dos instrumentos para a realização da assistência social, arrecadação de alimentos e a propagação do Evangelho de Jesus. É ela um faz parte de um conjunto de atividade existentes na casa, sendo a prática da caridade, material, moral e espiritual a todos os assistidos ligados a Instituição.

FONTES DE RECURSOS PARA AUTO-SUSTENTABILIDADE DOS PROJETOS.

- Mantenedora;
- Associados contribuintes;
- Parcerias ou convênios com empresas colaboradoras;
- Trabalho voluntário;
- Doações;
- Convênios com Órgãos Públicos, nas três esferas de Governo.



Roberto Sobrinho de Jesus Nascimento


Presidente da OSDVB / AEDCC


SLIDES